Final Fantasy foi lançado originalmente para Famicom (conhecido como NES ou Nintendo-8 bits no ocidente) pela Square Co., Ltd. O primeiro jogo da série teve um time de desenvolvimento pequeno – o que era normal para a época – mas que se revelariam talentosos. Hironobu Sakaguchi foi o cabeça do projeto, que se inspirou em outros RPGs que fizeram sucesso na época, como Dragon Quest. A idéia deu tão certo que o jogo se transformou na série que perdura até os tempos atuais.
O jogo já foi relançado para diversas plataformas posteriormente, porém os maiores destaques ficam para a versão Dawn of Souls do Gameboy Advanced (2004) e Anniversay Edition do Playstation Portable (2007) pois são as versões que trouxeram mais melhorias de conteúdo ou gráficas em relação ao original.
FICHA TÉCNICA
LANÇAMENTO ORIGINAL | PLATAFORMAS | METACRITIC |
![]() ![]() |
Nintendo NES; MSX 2; WonderSwan; Sony Playstation; Gameboy Advanced; Playstation Portable; Android e iOS. |
![]() |
RESUMO DA HISTÓRIA
O primeiro Final Fantasy tem como foco principal o surgimento dos quatro Warriors of Light (Guerreiros da Luz) com o objetivo de restaurar os quatro cristais que garantem a estabilidade do planeta, como fora profetizado por Lukahn: “Quando escuridão velar o mundo, quatro Guerreiros da Luz devem vir. Se eles não conseguirem reunir os pedaços da luz, a escuridão irá consumir tudo. Os quatro Cristais nunca irão brilhar de novo…”.
Os quatro protagonistas não possuem nenhuma personalidade podendo dar nomes livremente a eles. Chegando no reino de Cornelia, o rei pede para que salvem sua filha – a princesa Sarah – das mãos de Garland. No local do sequestro derrotam o espadachim traidor, que é salvo e enviado há 2000 anos atrás pelos quatro demônios que o corromperam. Ao chegar no passado, Garland manda os demônios ao futuro para causar o caos, criando um loop no tempo sem fim, garantindo a existência de Garland e as quatro bestas eternamente.
Tiamat é enviado há 400 anos antes do tempo atual da história, e quase extingue a civilização de Lufenia, se apoderando do Flying Fortress e do cristal do vento. Kraken chega 200 anos depois e afunda o templo de Onrac, possuindo o cristal da água. Lich e Kary (Marilith nos remakes) chegam anos mais tarde. Lich controla o cristal da terra, enquanto Kary toma o cristal do fogo para si. Assim o mundo entra em caos, os ventos morrem, os mares ficam enfurecidos, o solo apodrece, entre muitas outras catástrofes. Assim tem início o primeiro Final Fantasy.
SEÇÕES
Review
Soul of Chaos