Artigos / Destaques / Eventos · 8 de maio de 2025

Segunda edição da gamescom latam é maior e trás surpresa para fãs de Final Fantasy

Fomos convidados novamente a cobrir a gamescom latam, uma das maiores feiras de jogos da América Latina. Vale lembrar que esta é apenas a segunda edição evento, que chegou ao Brasil e América Latina no ano passado, sendo um braço da já consolidada gamescom que acontece anualmente na Alemanha.

Em sua segunda edição, a gamescon latam dobrou de tamanho em relação ao evento passado, além de ter uma nova casa – o Distrito Anhembi, que é muito melhor localizado e de fácil acesso, o que já garante alguns pontos ao evento. Vale lembrar também que a gamescom latam segue integrando dentro de si o BIG Festival, que é a maior competição de jogos Indies do mundo. Esta faceta segue no DNA do evento e proporciona muitas e muitas estações de jogos, dos mais diversos gêneros. Foram mais de 120 jogos lançados durante o evento.

Falando em DNA, vale destacar como a gamescom latam ainda mantém suas fortes raízes como um evento para desenvolvedores de jogos. Na programação, além das premiações voltadas aos desenvolvedores Indies, também havia uma série de palestras super interessantes destinadas a este publico, ensinando por exemplo – como se destacar no mercado, como fazer um bom Pitch, como conseguir financiamento para seus projetos, como fazer o marketing e etc; Fora uma larga área de Business meeting onde publicadores e desenvolvedores poderiam se encontrar e fechar negócios.

Com tantos jogos Indies em destaque no evento, para não passar em branco para vocês que gostam de RPG’s, vou deixar de recomendação o jogo Tupi: A Lenda de Arariboia. Imagine um Shin Megami Tensei só que o jogo se passa no Brasil colônia lá por 1.500 e pouco. Ao invés dos demônios já conhecidos de Shin Megami você pode recrutar entre mais de 100 espíritos da floresta para te ajudar nas batalhas e também poderá fundi-los para criar criaturas ainda mais poderosas. O jogo tem batalhas de turno e foi um dos finalistas deste ano, além de ter uma demo que foi lançada no evento e está disponível no Steam.

O evento mostrou como a indústria brasileira está crescendo e trazendo jogos interessantes e que difundem a nossa cultura, como Tupi: A Lenda de Arariboia.

Durante o evento também ocorreu a Omelete Games Direct, com o anúncio de mais de 25 trailers inéditos de jogos, além de mensagens de desenvolvedores. Foi neste painel no palco principal que os fãs de Final Fantasy receberam uma surpresa: Simplesmente mensagens exclusivas de Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy Rebirth e Naoki Yoshida, diretor de Final Fantasy XIV e produtor de Final Fantasy XVI!

Hamaguchi comentou sobre o fato de Final Fantasy VII Rebirth ter sido localizado para Português do Brasil e como nosso apoio fez o jogo ganhar vários prêmios ao redor do mundo, inclusive na imprensa brasileira. Ele aproveitou para relembrar que o jogo chegou aos PCs em janeiro deste ano e que o primeiro jogo da trilogia, Final Fantasy VII Remake também foi anunciado recentemente para o Nintendo Switch 2. Hamaguchi também destacou que o time segue trabalhando arduamente na conclusão da trilogia de Remakes. Nas redes sociais, Hamaguchi complementou a mensagem, dizendo que adoraria vir ao Brasil para se encontrar com os fãs brasileiros.

Já nosso querido Yoshida – acompanhado de uma fofíssima pelúcia do Torgal, relembrou sua visita ao Brasil em 2023, agradecendo pelos bons momentos e também destacando a localização em português de Final Fantasy XVI, permitindo que os fãs pudessem aproveitar a história em sua plenitude. Yoshida falou que sua divisão continua trabalhando arduamente em novos projetos para os fãs da franquia aproveitarem.

Tanto Hamaguchi como Yoshida encerraram suas mensagens com um simpático “Obrigado!” em português, muito simbólico para quem é fã da série a tantos anos. Há de se recordar que até alguns anos atrás não tínhamos sequer localização nos jogos da série, mas agora podemos dizer que vivemos um bom momento – com jogos principais em português, visitas de desenvolvedores, concertos musicais e eventos como a exposição de Yoshitaka Amano. Mensagens como estas, direcionadas ao público brasileiro são muito significativas e uma sinalização de que fomos notados e somos importantes.

Mantendo o tópico em Final Fantasy, não podemos deixar de citar aqueles que estão carregando a chama da franquia em todos os eventos: os cosplayers. Mais uma vez tivemos a oportunidade de passar um tempinho do evento com o Dissidia Group, talvez o maior grupo de cosplay de Final Fantasy em atividade no Brasil. Final Fantasy VII continua liderando na quantidade de cosplayers e Tifa era a personagem mais popular a ser encontrada no evento.

Para finalizar, passando um rápido overview sobre os stands do evento, não tem mudado muita coisa em relação aos últimos eventos – O stand da Nintendo continua sendo um grande destaque do evento, apesar de que dessa vez sem grandes novidades – quem esperava ver o aguardado Nintendo Switch 2 pessoalmente, vai ter que aguardar mais um pouco. Os jogos do stand também já estavam manjados como Mario Kart 8 Ultimate, Mario Party Jamboree, Zelda: Echoes of Wisdom e Princess Peach: Showtime. De Switch 2 apenas um grande painel, mas ainda assim é um stand super movimentado e ponto de encontro do pessoal.

Outros pontos de destaque foram a Bethesda que trazia de destaque Doom: The Dark Ages e Indiana Jones – dessa vez rodando em Playstations 5, gerando uma cena no mínimo curiosa onde tínhamos vários PS5 disponíveis para jogar em um stand que pertence à Microsoft – os tempos mudaram. A Warner também teve uma forte presença com Mortal Kombat 1, com direito a etapa do campeonato mundial e muito merchandising do jogo.

De qualquer forma ainda ficamos sentindo falta de stands dedicados aos grandes jogos que chegam este ano, empresas como Playstation e o próprio Xbox fazem falta no evento. Mesmo empresas que participaram na primeira edição como a SEGA e Ubisoft, não estavam com stands este ano. Achamos que é só o que falta para deixar a gamescom latam à par de sua contraparte na Alemanha.

De pontos negativos ficam o preço caríssimo para se alimentar dentro do evento, girando em torno de R$60,00 – 75,00 para lanches simples como cachorro-quente, hamburguer, etc. Considerando que é um evento com valor de ingresso relativamente alto, fico pensando em uma pessoa que resolve ir com a família e pagar ingresso e alimentação para todos não vai gastar menos de R$500,00 em um único dia de evento.

A próxima edição da gamescom latam já foi confirmada para o ano que vem e irá ocorrer de 30 de abril a 3 de maio, no mesmo Distrito Anhembi em São Paulo.