Como noticiamos na nossa cobertura da gamescom latam que ocorreu no último final de semana, os fãs de Final Fantasy foram agraciados – pela primeira vez, diga-se de passagem, com recados exclusivos diretamente da Square Enix.
Os porta-vozes foram Naoki Hamaguchi, o diretor de FINAL FANTASY VII REBIRTH e de Naoki Yoshida, diretor de FINAL FANTASY XIV e produtor de FINAL FANTASY XVI. As mensagens foram postadas, inclusive nos perfis oficiais da Square Enix Latam. Primeiramente, obrigado por nos proporcionar isto!
⦿ Mensagem gravada por Naoki Hamaguchi:
Algumas pessoas podem não ter notado como estas mensagens são importantes, por isso decidi escrever este artigo trazendo um pouco do histórico que temos aqui no Brasil. A verdade é que até alguns anos atrás, nossa posição não era muito boa: Os jogos não eram localizados em português, o Brasil ficava fora da roda de eventos internacionais e o apoio aos criadores de conteúdo de Final Fantasy no Brasil era raso.
Poder ir hoje em um evento do porte da gamescom latam e ver uma mensagem de dois nomes super importantes da Square Enix – pessoas que tem o poder de decisão sobre os caminhos da franquia, mandando uma mensagem para os fãs brasileiros, exaltando o fato dos jogos estarem localizados em português e manifestando a vontade de vir nos visitar, deve ser encarado como um grande marco!
⦿ Mensagem gravada por Naoki Yoshida:
Eu sei, você deve tá pensando nas vezes que a Square Enix pisou na bola e não localizou um ou outro jogo menor ou Remaster que ela lançou por aqui. Por outro lado é importante lembrar que essa é uma relação que vai se construindo com o tempo. Depois de mensagens como esta que recebemos no último final de semana podemos ficar tranquilos que é um forte indicativo de que pelo menos os jogos principais, teremos localizados em português daqui para frente. E quanto mais jogos o público brasileiro consumir, maior será o investimento por aqui.

É importante notar como nos últimos anos, além dos jogos principais terem começado a ser lançados com legenda em português do Brasil, também começamos a ter uma maior presença de grandes criadores da série por aqui, como Shinji Hashimoto, Takashi Tokita, Nobuo Uematsu, Naoki Yoshida e o ilustre Yoshitaka Amano. Tivemos concertos de músicas, mangás, presenças em eventos de jogos e Exposições, coisas inimagináveis para os fãs de antigamente. É um bom momento para quem quer ser fã de Final Fantasy e espero que melhore cada vez mais, nos possibilitando a ter acesso a mais concertos, produtos e criadores da série – NOMURA, CADÊ TU?
Apenas para complementar, o próprio Naoki Hamaguchi disse em suas redes que gostaria de vir conhecer a comunidade de fã da América Latina! Imagina que excelente seria se o Brasil for incluso na estratégia de divulgação da parte 3 do Remake de Final Fantasy VII? Seria incrível, não é mesmo? Felizmente parece que estamos mais perto disto, o crush nos notou.
E para não perder o costume do fã brasileiro… NAOKI HAMAGUCHI, PLEASE COME TO BRAZIL!

Pai do Klaus e da Chloe, Produtor Audiovisual, Designer e Fotógrafo nas horas vagas. • ele/dele – Cobrindo notícias de Final Fantasy desde a época que a internet era tudo mato.