Final Fantasy teve várias versões diferentes. Nessa página iremos mostrar todas as versões para que você saiba qual versão é acessível para você.
Versão original do jogo lançada em 1987, contava com gráficos em 8 bits e foi uma grande revolução dos RPGs graças a sua facilidade de jogar e por apresentar todos os personagens diretamente na tela.
Lançado para o sistema de computadores MSX-2, que tinha uma arquitetura próxima à do Famicom, Final Fantasy recebeu algumas poucas alterações:
- Formato: Lançado agora em um disquete.
- Gráficos: Agora com uma paleta de cores um pouco mais vibrante.
- Batalhas aleatórias levemente alteradas.
- Sistema de save diferente: O jogo precisava ser salvo em um disquete em branco.
- Sons e músicas aprimorados: Com mais canais de som disponíveis, várias músicas e sons do jogo foram refeitas.
- Pequenas alterações nos atributos de personagens e itens.
Nintendo Entertainment System – NES
A versão americana de Final Fantasy, lançada em 1990, era praticamente idêntica à sua versão japonesa, mas limitações técnicas e as políticas de censura da Nintendo of America resultaram em algumas pequenas alterações.
- Magias com nomes encurtados: O jogo provia apenas quatro dígitos para o nome de magias, o que fez com que vários dos nomes originais das mesmas fossem abreviados ou alterados para se encaixar na limitação.
- A Nintendo of America proibia qualquer tipo de manifestação religiosa ou referências à morte, logo alguns gráficos foram alterados, como a remoção das cruzes das igrejas.
Várias outras alterações foram introduzidas ao jogo na versão de WonderSwan Color:
- Gráficos aprimorados: Agora o jogo apresentava gráficos em 16 bits, uma maior paleta de cores e cenários de batalha totalmente desenhados.
- Semelhança aos jogos posteriores: Os sprites dos personagens foram redesenhados para se assemelhar com os personagens dos jogos de SuperFamicom (Super Nintendo).
- Novas cutscenes: Pequenas cutscenes, utilizando a engine interna do jogo, foram adicionadas para expandir a história do jogo.
- Texto expandido: Sem as limitações de caracteres na janela de texto, todos os diálogos do jogo foram expandidos.
- Pequenas melhorias na engine.
- Mais slots de saves: A versão original do jogo provia apenas um slot de save. A versão de WSC continha oito slots e o sistema de “quicksave”.
- Possibilidade de deletar magias: Na versão original, cada personagem tinha disponível apenas três slots de magia por nível da mesma, essas não podendo ser deletadas após serem escolhidas. Na versão de WSC, a opção de se apagar magias aprendidas foi adicionada.
- Sistema de inventário alterado: Na versão original, cada personagem contava com seu próprio pequeno inventário, isso foi alterado por um sistema de inventário único, onde todos os personagens tinham acesso.
- Novas músicas: Além da nova soundtrack remixada, o compositor Nobuo Uematsu compôs várias novas músicas para o jogo, incluindo um novo tema de “bossbattle”.
- Os chefes têm mais HP.
Lançado para PlayStation juntamente com Final Fantasy II em uma coletânea chamada Final Fantasy Origins. O jogo continha:
- Maior resolução de gráficos.
- Soundtrack remixada: o jogo agora usava do poder de som do PlayStation, utilizando a qualidade sonora de Final Fantasy IX.
- Script reescrito: Os nomes originais das magias foram restaurados e o script americano foi alterado para ficar mais próximo do japonês.
- Ainda mais slots de Saves.
- Vídeos em CG adicionados e seção de bônus: O jogo agora conta com dois vídeos em CG e um sistema de bônus contendo um bestiário, uma galeria de artes e uma coleção de itens.
- Novo “Modo Fácil”.
Também lançado em uma coletânea juntamente com Final Fantasy II, intitulada de Final Fantasy I & II: Dawn of Souls.
- Dificuldade reduzida.
- Resolução menor.
- Novo sistema de magia: o sistema de magias presente foi alterado para o sistema de Magic Points adotado pelas versões mais recentes dos jogos.
- Novo sistema de itens: vários novos itens foram introduzidos ao jogo.
- Bestiário: A galeria de arte e a coleção de itens da versão de PlayStation foram removidas, mas o bestiário continuou presente.
- Pequenas alterações no sistema.
- Sistema de save alterado: o jogo agora pode ser salvo em qualquer lugar
- Monstros têm ainda mais HP.
- Sistema de nomeação automática: O jogo agora conta com a opção de gerar nomes aleatórios para os personagens.
- Soul of Chaos: Quatro novas dungeons opcionais foram adicionadas, baseadas nos Quatro Demônios.
PlayStation Portable – PSP & Nintendo 3DS
Em homenagem ao Aniversário de 20 anos da série, um remake do primeiro jogo foi feito, dessa vez para PlayStation Portable. A trilha sonora utilizada é a mesma da versão de PlayStation. Essa versão mais tarde foi portada para o Nintendo 3DS com a adição do 3D estereoscópico.
As mudanças inseridas foram:
- Maior resolução: Os gráficos foram novamente atualizados, apresentando versões mais detalhadas.
- Dungeons da Soul of Chaos: As novas dungeons inseridas na versão de GBA permaneceram.
- O Labyrinth of Time: Uma nova dungeon de alta dificuldade foi inserida.
- Galeria de arte do Amano: A galeria de artes presente na versão de PlayStation foi reinserida.
- Cenas em FMV: Os vídeos em CG da versão de PlayStation foram reinseridos.
iOS &Android
Baseado na versão de PSP, uma versão para Smartphones do jogo foi lançada, contando agora com controles adaptados para a tela de toque.