FINAL FANTASY – VERSÕES DO JOGO

Final Fantasy teve várias versões diferentes. Nessa página iremos mostrar todas as versões para que você saiba qual versão é acessível para você.


Family Computer – Famicom

Versão original do jogo lançada em 1987, contava com gráficos em 8 bits e foi uma grande revolução dos RPGs graças a sua facilidade de jogar e por apresentar todos os personagens diretamente na tela.

 

MSX-2

Lançado para o sistema de computadores MSX-2, que tinha uma arquitetura próxima à do Famicom, Final Fantasy recebeu algumas poucas alterações:

  • Formato: Lançado agora em um disquete.
  • Gráficos: Agora com uma paleta de cores um pouco mais vibrante.
  • Batalhas aleatórias levemente alteradas.
  • Sistema de save diferente: O jogo precisava ser salvo em um disquete em branco.
  • Sons e músicas aprimorados: Com mais canais de som disponíveis, várias músicas e sons do jogo foram refeitas.
  • Pequenas alterações nos atributos de personagens e itens.

 

Nintendo Entertainment System – NES

A versão americana de Final Fantasy, lançada em 1990, era praticamente idêntica à sua versão japonesa, mas limitações técnicas e as políticas de censura da Nintendo of America resultaram em algumas pequenas alterações.

  • Magias com nomes encurtados: O jogo provia apenas quatro dígitos para o nome de magias, o que fez com que vários dos nomes originais das mesmas fossem abreviados ou alterados para se encaixar na limitação.
  • A Nintendo of America proibia qualquer tipo de manifestação religiosa ou referências à morte, logo alguns gráficos foram alterados, como a remoção das cruzes das igrejas.

 

WonderSwan Color

Várias outras alterações foram introduzidas ao jogo na versão de WonderSwan Color:

  • Gráficos aprimorados: Agora o jogo apresentava gráficos em 16 bits, uma maior paleta de cores e cenários de batalha totalmente desenhados.
  • Semelhança aos jogos posteriores: Os sprites dos personagens foram redesenhados para se assemelhar com os personagens dos jogos de SuperFamicom (Super Nintendo).
  • Novas cutscenes: Pequenas cutscenes, utilizando a engine interna do jogo, foram adicionadas para expandir a história do jogo.
  • Texto expandido: Sem as limitações de caracteres na janela de texto, todos os diálogos do jogo foram expandidos.
  • Pequenas melhorias na engine.
  • Mais slots de saves: A versão original do jogo provia apenas um slot de save. A versão de WSC continha oito slots e o sistema de “quicksave”.
  • Possibilidade de deletar magias: Na versão original, cada personagem tinha disponível apenas três slots de magia por nível da mesma, essas não podendo ser deletadas após serem escolhidas. Na versão de WSC, a opção de se apagar magias aprendidas foi adicionada.
  • Sistema de inventário alterado: Na versão original, cada personagem contava com seu próprio pequeno inventário, isso foi alterado por um sistema de inventário único, onde todos os personagens tinham acesso.
  • Novas músicas: Além da nova soundtrack remixada, o compositor Nobuo Uematsu compôs várias novas músicas para o jogo, incluindo um novo tema de “bossbattle”.
  • Os chefes têm mais HP.

 

PlayStation – PSX

Lançado para PlayStation juntamente com Final Fantasy II em uma coletânea chamada Final Fantasy Origins. O jogo continha:

  • Maior resolução de gráficos.
  • Soundtrack remixada: o jogo agora usava do poder de som do PlayStation, utilizando a qualidade sonora de Final Fantasy IX.
  • Script reescrito: Os nomes originais das magias foram restaurados e o script americano foi alterado para ficar mais próximo do japonês.
  • Ainda mais slots de Saves.
  • Vídeos em CG adicionados e seção de bônus: O jogo agora conta com dois vídeos em CG e um sistema de bônus contendo um bestiário, uma galeria de artes e uma coleção de itens.
  • Novo “Modo Fácil”.

Game Boy Advance – GBA

Também lançado em uma coletânea juntamente com Final Fantasy II, intitulada de Final Fantasy I & II: Dawn of Souls.

  • Dificuldade reduzida.
  • Resolução menor.
  • Novo sistema de magia: o sistema de magias presente foi alterado para o sistema de Magic Points adotado pelas versões mais recentes dos jogos.
  • Novo sistema de itens: vários novos itens foram introduzidos ao jogo.
  • Bestiário: A galeria de arte e a coleção de itens da versão de PlayStation foram removidas, mas o bestiário continuou presente.
  • Pequenas alterações no sistema.
  • Sistema de save alterado: o jogo agora pode ser salvo em qualquer lugar
  • Monstros têm ainda mais HP.
  • Sistema de nomeação automática: O jogo agora conta com a opção de gerar nomes aleatórios para os personagens.
  • Soul of Chaos: Quatro novas dungeons opcionais foram adicionadas, baseadas nos Quatro Demônios.

 

PlayStation Portable – PSP & Nintendo 3DS

Em homenagem ao Aniversário de 20 anos da série, um remake do primeiro jogo foi feito, dessa vez para PlayStation Portable. A trilha sonora utilizada é a mesma da versão de PlayStation. Essa versão mais tarde foi portada para o Nintendo 3DS com a adição do 3D estereoscópico.

As mudanças inseridas foram:

  • Maior resolução: Os gráficos foram novamente atualizados, apresentando versões mais detalhadas.
  • Dungeons da Soul of Chaos: As novas dungeons inseridas na versão de GBA permaneceram.
  • O Labyrinth of Time: Uma nova dungeon de alta dificuldade foi inserida.
  • Galeria de arte do Amano: A galeria de artes presente na versão de PlayStation foi reinserida.
  • Cenas em FMV: Os vídeos em CG da versão de PlayStation foram reinseridos.

iOS &Android

Baseado na versão de PSP, uma versão para Smartphones do jogo foi lançada, contando agora com controles adaptados para a tela de toque.