FINAL FANTASY – PERSONAGENS

PROTAGONISTAS

Warrior

O Warrior (Guerreiro) é o membro mais versátil dos Guerreiros da Luz no Final Fantasy original. Ele tem acesso às melhores armas e armaduras disponíveis e também conta com Força e Vigor impressionantes. O Warrior também possui o maior HP dentre todas as classes de personagens. Seu ponto fraco é sua dependência por equipamentos poderosos, o que o torna uma classe bem cara de se manter.

O Sprite do Warrior possuía originalmente cabelo vermelho na versão de NES, isso se dava parcialmente pelas limitações da paleta de cores no sistema. Ele passou a ser retratado com cabelos loiros na versão de WonderSwan Color e manteve tal característica em todos os lançamentos seguintes. Na artwork, representando o Guerreiro da Luz, ele é retratado com uma armadura azul, cabelos brancos e um capacete com chifres.

 

 

Thief

O Thief (Ladrão) é o lutador ágil e sagaz dos Guerreiros da Luz no Final Fantasy original. Ele é o personagem de “investimento” – começa inicialmente bem fraco (apesar de ter seus parâmetros melhorados em Final Fantasy I & II: Dawn of Souls e os remakes posteriores), mas após se completar a Citadel of Trials, o rei dos dragões, Bahamut, o aprimora para o ranking de Ninja.

Diferentemente da maioria dos outros jogos da série, o Thief não pode roubar no Final Fantasy original, mas é um membro valioso para o time devido à sua habilidade de fugir das batalhas com sucesso. Ele tinha cabelo azul nos sprites da versão de NES e MSX, mas passou a usar uma bandana verde na revisão de WonderSwan Color, visual esse que foi mantido.

 

 

 

 

Monk

O Monk (Monge) é um habilidoso artista marcial que prefere usar seus punhos do que armas ou magias no Final Fantasy original. Essa é a única classe que nunca usa magia; isso, somado à sua habitual falta de equipamentos, faz dela a classe mais barata do jogo (porém, como resultado disso, sua defesa é relativamente baixa). Ele é um membro dos Guerreiros da Luz e ajuda a restaurar o poder dos Cristais. Utilizava uma faixa azul na cabeça que foi alterada para branco, depois para vermelho e novamente restaurada para azul, seu cabelo era inicialmente comprido, mas foi alterado para uma versão mais curta. Além dessas alterações, seu visual praticamente não mudou.

 

 

 

 

Red Mage

O Red Mage (Mago Vermelho) é uma das classes de personagem do Final Fantasy original que pode ser escolhida como um membro dos Guerreiros da Luz no início do jogo. Fazendo jus ao seu nome, o Red Mage usa roupas vermelhas. Essa classe pode usar tanto Magia Negra quanto Magia Branca, assim como utilizar diversos tipos de armas e armaduras. Não sendo capaz de utilizar os equipamentos e magias de nível mais alto, o Red Mage é geralmente usado como suporte; um pau para toda obra.

 

 

 

White Mage

A White Mage (Maga Branca) é a curandeira pacífica dos Guerreiros da Luz. Ela usa seu conhecimento sobre Magia Branca para aliviar o sofrimento de seus companheiros feridos. Apesar de na maioria das vezes lutar com cajados, ela também pode utilizar marretas.

Diferentemente das outras cinco classes, que são todas supostamente masculinas, o gênero da classe de White Mage nunca foi especificado. Os fãs ao longo dos anos concluíram que o personagem retratado era feminino, apesar dos sprites, particularmente nas versões mais antigas, serem andróginos, deixando a decisão para o jogador. Esse problema foi finalmente resolvido no port para PSP, onde a White Wizard (evolução da White Mage) era significantemente mais “feminina” em comparação aos outros sprites.

 

 

Black Mage

O Black Mage (Mago Negro) é o mago ofensivo dos Guerreiros da Luz no Final Fantasy original. Ele tem o menor HP dentre todos os personagens, mas pode infligir efeitos negativos e causar grande dano com sua Magia Negra.

O Black Mage veste um manto azul e apenas seus olhos amarelos brilhantes podem ser vistos na escuridão de sua face. Nos remakes posteriores, apenas sua postura foi alterada, o que o torna o personagem menos alterado, além da White Mage.

 

 

 


 

ANTAGONISTAS

 

Garland

Garland é o principal antagonista de Final Fantasy. Antes um nobre cavaleiro de Cornelia, e agora caído em desgraça, os Guerreiros da Luz o enfrentam logo no início do jogo. Apesar de derrotado, descobre-se que Garland tinha um plano para criar um loop temporal, permitindo-o viver para sempre e eventualmente se tornar o deus Chaos.

Lich

Lich é o Demônio da Terra no Final Fantasy original. Ele é encontrado no fundo da Cavern of Earth. É um morto-vivo com a aparência de um esqueleto.

Marilith

Marilith é o Demônio do Fogo no Final Fantasy Original. Ela se encontra em Mount Gulg e tem a aparência de uma mulher cuja parte inferior do corpo se parece uma serpente, também possui seis braços, cada um segurando uma espada.

Kraken

Kraken é o Demônio da Água no Final Fantasy original. Ele é encontrado no Sunken Shrine e possui a aparência parecida com a de um polvo, sua capa e postura o dão uma aparência de realeza. Duzentos anos antes do início do jogo, sendo o segundo Demônio a acordar, Kraken afundou o templo do Cristal da Água para o fundo do oceano, fazendo os mares entrarem em fúria conforme o poder do Cristal era drenado.

Tiamat

Tiamat é o Demônio do Vento no Final Fantasy original. Ela tem a aparência de um dragão de várias cabeças e é encontrada no Flying Fortress.