FINAL FANTASY

Final Fantasy foi lançado originalmente para Famicom (conhecido como NES ou Nintendo-8 bits no ocidente) pela Square Co., Ltd. O primeiro jogo da série teve um time de desenvolvimento pequeno – o que era normal para a época – mas que se revelariam talentosos. Hironobu Sakaguchi foi o cabeça do projeto, que se inspirou em outros RPGs que fizeram sucesso na época, como Dragon Quest. A idéia deu tão certo que o jogo se transformou na série que perdura até os tempos atuais.

O jogo já foi relançado para diversas plataformas posteriormente, porém os maiores destaques ficam para a versão Dawn of Souls do Gameboy Advanced (2004) e Anniversay Edition do Playstation Portable (2007) pois são as versões que trouxeram mais melhorias de conteúdo ou gráficas em relação ao original.

FICHA TÉCNICA

LANÇAMENTO ORIGINAL PLATAFORMAS METACRITIC
Japan 18 de Dezembro, 1987
United States 12 de Setembro, 1990
Nintendo NES;
MSX 2;
WonderSwan;
Sony Playstation;

Gameboy Advanced;
Playstation Portable;
Android e iOS.

RESUMO DA HISTÓRIA

O primeiro Final Fantasy tem como foco principal o surgimento dos quatro Warriors of Light (Guerreiros da Luz) com o objetivo de restaurar os quatro cristais que garantem a estabilidade do planeta, como fora profetizado por Lukahn: “Quando escuridão velar o mundo, quatro Guerreiros da Luz devem vir. Se eles não conseguirem reunir os pedaços da luz, a escuridão irá consumir tudo. Os quatro Cristais nunca irão brilhar de novo…”.

Os quatro protagonistas não possuem nenhuma personalidade podendo dar nomes livremente a eles. Chegando no reino de Cornelia, o rei pede para que salvem sua filha – a princesa Sarah – das mãos de Garland. No local do sequestro derrotam o espadachim traidor, que é salvo e enviado há 2000 anos atrás pelos quatro demônios que o corromperam. Ao chegar no passado, Garland manda os demônios ao futuro para causar o caos, criando um loop no tempo sem fim, garantindo a existência de Garland e as quatro bestas eternamente.

Tiamat é enviado há 400 anos antes do tempo atual da história, e quase extingue a civilização de Lufenia, se apoderando do Flying Fortress e do cristal do vento. Kraken chega 200 anos depois e afunda o templo de Onrac, possuindo o cristal da água. Lich e Kary (Marilith nos remakes) chegam anos mais tarde. Lich controla o cristal da terra, enquanto Kary toma o cristal do fogo para si. Assim o mundo entra em caos, os ventos morrem, os mares ficam enfurecidos, o solo apodrece, entre muitas outras catástrofes. Assim tem início o primeiro Final Fantasy.

TRAILERS