FINAL FANTASY XIII

Final Fantasy XIII foi lançado originalmente para Playstation 3 e Xbox 360 em 17 de Dezembro de 2009 no Japão, tendo seu lançamento mundial em 9 de Março de 2010. Teve sua versão para Windows lançada em 2014 via Steam e em 2015 recebeu versões para iOS e Android. Final Fantasy XIII recebeu duas sequências diretas, Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns: Final Fantasy XIII.

Equipe e Desenvolvimento

Yoshinori Kitase liderou o time de desenvolvimento e Motomu Toriyama dirigiu o game.  O conceito inicial do projeto nasceu em 2004, após o lançamento de Final Fantasy X-2: International. Estava sendo planejado como um game para o Playstation 2 na época, porém após a equipe conhecer o potencial do Playstation 3 com a Tech Demo de Final Fantasy VII, o game mudou de plataforma e o time teve que descartar o que já tinham produzido. A equipe responsável pelo game foi praticamente a mesma de Final Fantasy X e X-2, com a colaboração provisória de membros do time de Versus XIII para que Final Fantasy XIII lançasse na data prevista sem atrasos. A Crystal Tools foi utilizada como a engine do projeto. Final Fantasy XIII trouxe inúmeras inovações ao sistema de batalha, e manteve summons, airships e chocobos, voltando a introduzir os cristais, elementos principais nos primeiros jogos Final Fantasy.

Originalmente o jogo faria parte de uma série chamada Fabula Nova Crystallis, que serviria para expandir o universo para outros jogos. Os jogos Agito XIII e Versus XIII iriam fazer parte dessa compilação, mas somente o Agito XIII, agora chamado Final Fantasy Type-0, permaneceu no universo. Anos mais tarde, o Versus XIII acabou se tornando o Final Fantasy XV.

Resumo da História

A humanidade vive pacificamente em Cocoon, um mundo artificial que está aos cuidados dos fal’Cies, deuses que cuidam e zelam pela vida deles. Abaixo de Cocoon está Gran Pulse, um mundo selvagem que, segundo as lendas, também possui seus próprios fal’Cies e esses tem por objetivo, destruir Cocoon.  Por conta disso, todos os que entram em contato com algo do mundo inferior são expurgados e levados para fora de lá.

O maior perigo para Cocoon são os l’Cie, humanos que são tocados pelos deuses fal’Cies e incumbidos de realizar uma missão que, em caso de falha, os tornariam monstros mas, caso de sucesso, os fariam viver eternamente em forma de cristal.

A história começa com Lightning, que tenta resgatar sua irmã, Sarah, transformada em l’Cie. Juntamente com Sazh, Snow, Hope, Vanille e Fang, também transformados, agora tentam cumprir sua missão e serem donos de suas próprias vidas, enquanto tentam sobreviver aos ataques de Cocoon e vencer suas diferenças pessoais.

Seções

Esta seção está em revisão, retorne em alguns dias. Pedimos desculpas pelo incômodo.

Personagens
História e Mito
Sistema de Jogo
Summons
Fabula Nova Crystallis
Vídeos Legendados
Detonado
Cie’th Stone Mission
Troféus e Conquistas
Armas
Acessórios e Itens
Componentes
Entrevista