Final Fantasy XII – Espers

Final Fantasy XII – Espers

Os Espers são as summons de FFXII. Existem 13 Summons no jogo, para conseguir invocá-los você precisa primeiro vencê-los e então liberá-los na License Board. Tome nota que um Summon só pode ser assimilado na License Board por apenas um personagem e apenas este poderá invocá-lo. Se você não consegue liberar um Esper pela License Board, basta-lhe aprender todas as habilidades em volta dele.

Quando invocado, um Esper substituirá os outros dois membros do grupo restando apenas o Esper e o invocador na batalha. Ele então irá auxiliar o personagem durante 90 segundos a não ser que seja derrotado ou o invocador morra. Um Esper não ganha experiencia, ao invés disso seus atributos se espelham no level do conjurador.

Você deve notar que a partir de certo ponto no jogo os Espers tornam-se bem obsoletos já que muitas vezes perdem todo o Hp em questão de segundos. Apesar disso, algumas vezes os Espers podem ser bem uteis, desde que você use Bubble e Faith neles e coloque o tempo de velocidade da batalha no máximo através do menu de opções. Vale lembrar que Espers como Famfrit e Hashamal são suas únicas alternativas para danos elementais fortes de água e terra. Além disso usar Bubble em Zeromus costuma turbinar o seu ataque final (que é baseado em seu HP total comparado com o atual), tornando-o uma excelente fonte de dano.


Belias, the Gigas

Referencia ao demônio Veilus de FF Tactics. O nome Veilus era provavelmente uma tradução errada de Belias.

Belias foi criado pelos deuses mas foi renegado por sua aparência bestial. Então ele se revoltou contra eles mas foi vencido e colocado como guarda da Tomb of the Raitwall. Seu opositor é o Scion da luz: “Loghrif, the Transcendent”

Elemento: Fire Signo:Áries
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits:
– Tempo de Invocação < 10s – Hellfire

– Self: HP < 30% – Hellfire
– Foe: absorbs fire – Attack
– Foe: fire-weak – Painflare
– Foe: any – Painflare

Golpe especial: Hellfire
– Usado quando restam 10 segundos de invocação ou quando HP do Esper está menor que 30%
– É uma magia de fogo com ataque 100.

Adquira-o: Você pode obtê-lo em Tomb of Raitwall após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Vença-o: Protect e Shell são importantes aqui. Tenha certeza de usar Handkerchiefs para curar Oil (que aumenta o dano de fogo) ou seu ataque Firaja será violento. Ele toma bastante dando do elemento Water, Então abuse disso com o personagem que estiver com a maior força magica. Finalize com Quickenings.


Mateus, the Corrupt

Referencia a Mateus, a Totema dos humanos de FF: Tactics Advanced e a Palamecia – o vilão de FFII.

Mateus (na verdade uma entidade masculina) foi criado para reinar mo submundo, porém se encheu de ganancia e se voltou contra os deuses. Foi vencido e enviado ao inferno mas absorveu e selou em si a deusa do Gelo, a qual usa como escudo até hoje. Seu opositor é Lahabrea, Abyssal Celebrant.

Elemento: Ice Signo: Peixes
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits:
– Tempo de Invocação< 10s- Frostwave
– Self: HP < 30% – Frostwave
– Summoner: HP < 50% – Cura
– Foe: absorbs ice – Attack
– Foe: ice-weak – Flash Freeze
– Foe: any – Flash Freeze

Golpe especial: Frostwave
– Usado quando restam 10 segundos de invocação ou quando HP do Esper está menor que 30%
– É uma magia de gelo com ataque 110

Adquira-o: Você pode obtê-lo em Stilshrine of Miriam após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Vença-o: Tenha certeza de ter equipado um Ice Shield antes de enfrentá-lo. Você vai preferir derrotar os Ice Azers que ele invoca antes. No mais, é preferível vencê-lo com força bruta mesmo já que ele usa muito Reflect. Tenha gambits para evitar Sleep e Sap e apele com os Quickenings e com Belias assim que o Hp dele baixar bastante.


Adrammelech, the Wroth

Era o Totema dos Bangaa em FF:TA e também o demônio Adremalk em FFT.

Ele foi criado para controlar os monstros de outro mundo mas acabou reinando sobre eles e usando-os para guerrear contra os deuses, porém  foi vencido. Seu opositor é Deudalephon, the Benevolent

Elemento: Thunder Signo: Capricórnio
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits: 
– Tempo de Invocação < 10s – Judgement Bolt
– Self: HP < 30% – Judgement Bolt
– Summoner: HP < 50% – Curaga
– Foe: absorbs thunder – Bio
– Foe: mais de um – Thundara
– Foe: thunder-weak – Flash Arc
– Foe: any – Flash Arc

Golpe especial: Judgment Bolt
– Usado quando restam 10 segundos de invocação ou quando HP do Esper está menor que 30%
– É uma magia de trovão com ataque 120

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Zertinan Caverns após receber Dawn Shard.

Vença-o: Level recomendado: 40. Sim, é uma batalha bem difícil. Tenha a certeza de ter achado o Save Crystal de Zertinan Caves antes de enfrentá-lo e já entre na batalha com Shell, Haste e Protect. Não adianta você enfrentar as hordas de zumbis pois eles são infinitos. Ao Invés disso foque em acertar Adrammelech com Blizzara ou Blizzaga. Seu golpe Thundaja também pode causar Stop então tenha muitos Chronos Tears em mãos, além de um Gambit para prevenir isso. Tendo sorte e Quickenings de Lv. 3 você pode matá-lo também com combos de Quickening. Atacar fisicamente acaba sendo inútil a não ser que você tenha boas armas a longa distancia.


Exodus, the Judge-Sal

Referencia clara a Ex-Death o vilão supremo de Final Fantasy V. Também foi o Totema dos Viera em FFTA – lá ele se assemelhava a forma de “árvore” de Ex-Death.

Exodus é o mais antigo dos Espers e foi criado para olhar e dar o julgamento final e supremo para tudo em relação ao mundo. Enlouqueceu e resolveu simplesmente apagar o planeta, mas foi impedido pelos deuses. Seu opositor é: Halmarut, the Arbiter.

Elemento: Não-Elemental Signo: Libra
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
– Tempo de Invocação < 10s e Self: Immobilized – Meteor
– Foe: any – Comet

Golpe especial: Meteor
– Usado quando restam 10 segundos de invocação e quando o Esper está com status Immobilize
– É uma magia cujo dano pode causar entre 0 e 9999 ou 30000

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Mosphoran Highwaste após consertar o portão de Salikawood e resolver uma sidequest com os templos de Mosphoran Hishwaste. É bem simples, vá e ative o Shinre of South Wing. Em “Rays of Ashen Light” pegue o chocobo e procure no mapa um sinal que indica um local onde só o Chocobo pode passar. Ative o Shrine West Wind, derrube a pedra e volte ao inicio. Ative o Shrine of North-West Wind e olhe no mapa o novo caminho que se abriu.

Vença-o: Level recomendado: 50. Tenha no minimo dois Opal Ring (faz as magias transpassarem Reflect), Shell em todos os aliados e um bom mago para enfrenta-lo. Exodus SEMPRE usará Reflect em si mesmo então tenha alguem com o gambit “Foe Status: reflect – Dispel” para atrasar os turnos de ataque dele, enquanto ele se preocupa em restaurar o Reflect voce ataca. Voce pode usar reflect em toda sua equipe para refletir tres ataques magicos nele desde que seu healer teja um Opal ring equipado. Perdendo muito HP ele ficará imune a ataques fisicos e dai tudo depende do seu mago equipado com Opal Ring. Se Exodus apelar muito para magias poderosas como Scythe invoque algum Esper antes que a magia seja lançada, assim no máximo voce só perde um personagem.


Zeromus, the Condemner

Referencia a Zeromus, o chefe final de FFIV

Foi criado para executar e condenar tudo que há de errado, mas levou sua missão a sério demais ao tentar condenar os deuses. Seu opositor é: Pashtarot, Knight-Star.

Elemento: Gravity Signo:Câncer
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits: 
– Tempo de Invocação <10s – Big Bang
– Foe: any – Gravity Well

Golpe especial: Big Bang
– Usado quando restam 10 segundos de invocação
– É uma magia de dano calculado com a diferença de HP total e atual do Esper multiplicada por 5 (máximo seria 49995 de dano)

Adquira-o: Após derrotar Judge Bergan fale com o Alcolyte na entrada de Mt. Bur Omisace e adquira a Stone of the Condemner. Então vá para Stillshirine of Mirian e use o teleport, você entrará na batalha.

Vença-o: Level recomendado: 50. Saiba de antemão que nessa luta o uso de magias estará bloqueado para você então antes de entrar na batalha tenha Pheasant Netsuke em seus healers, além de Gambits voltados para o uso de itens de cura e não magias brancas como de costume. Também execute Shell, Haste e Bravery (se possível) em todos os personagens antes de entrar no campo de batalha. Zeromus tem ataques de Gravity (o que torna o Bubble Belt um pouco inútil já que todos os ataques são baseados em porcentagens) além de muitos zumbis para auxiliá-lo (os quais você deve ignorar). Com o MP sem uso abuse dos Quickenings quando o efeito de Bravery e Shell se extinguir.

 


Shemhazai, the Whisperer

Shemhazai foi criada para controlar as almas do submundo. Se rebelou contra os deuses junto com Ultima, contando-lhe as fraquezas dos deuses. também ensinou aos homens o mal e a destruição antes de ser vencida. Ela se opõe a: Igeyorhm, the Martyr.

Elemento: Soul Signo:Sagitário
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
– Tempo Invocação <10s -Soul Purge
– Self: HP < 30% Soul Purge
– Foe: any Devour Soul

Golpe especial: Soul Purge
– Usado quando restam 10 segundos de invocação ou quando HP do Esper está menor que 30%
– É uma magia com dano calculado pelo HP máximo do Esper e pelo número de Knot of Rust usados (dano pode chegar até 60000)

 

Adquira-a: Você pode obtê-la em Giruvegan após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Vença-a: Não use armas e nem magias elementais, tenha o Rose Corsage equipado e tenha Vaccines para prevenir Disease. Não tem muito segredo, use Dispel para lhe retirar o Haste e foque bastante em se manter com status como Protect, Shell e Haste além de se curar dos status negativos.


Hashmal, Bringer of Order

Faz referencia ao demônio Hashmalum de Final Fantasy Tactics.

Como o título sugere, ele foi criado pelos deuses para trazer ordem ao mundo. Porém ele acreditou que apenas a rebelião de Ultima contra os deuses poderia trazer a verdadeira ordem. E foi vencido… Seu opositor é Fandaniel, the Protector. 

Elemento: Earth Signo:Leão
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
– HP do Invocador < 10% Gaia’s Wrath
– Foe: absorbs earth Attack
– Foe: earth-weak Roxxor
– Foe: any Roxxor

Golpe especial: Gaia’s Wrath
– Usado quando HP do invocador está menor que 10%
– É uma magia de terra com ataque 150

Como Adquiri-lo: Você pode obtê-lo em Pharos após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Como vence-lo: É bom você ter o Bubble Belt aqui para não sofrer muito com o status Disease. Hash não tem muitos segredos, você vai começar com Dispel para lhe retirar o Protect. Caso tenha muitas dificuldades seria bom equipar Dragon Shield para não tomar dano por seus ataques elementais.


Famfrit, the Darkening Cloud

Sua história faz referencia a Cloud of Darkness, o chefe final de FFIII. Famfrit também foi o Totema dos Moogles em FFTA.

Uma terrível criatura em forma de nuvem que foi selada pelos deuses em uma armadura. Desde então Famfrit condena a humanidade com as chuvas e tempestades que surgem de seu jarro. Seu opositor é Emmerololth, Holy Queen.

Elemento: Water Signo:Aquário
MP necessário para invocar: 3 barras
Gambits:
– Tempo de Invocação <10s – Tsunami
– Self: HP < 30% – Tsunami
– Foe: absorbs water – Attack
– Foe: water-weak – Briny Cannonade
– Foe: any – Briny Cannonade

Golpe especial: Tsunami
– Usado quando restam 10 segundos de invocação ou quando HP do Esper está menor que 30%
– É uma magia de água com ataque 200

Como Adquiri-lo: Você pode obtê-lo em Pharos após uma batalha obrigatória para prosseguir no jogo.

Como Vence-lo: Aqui você não só enfrenta Famfrit como o seu invocador. Quando Famfrit aparecer na luta, foque em destruí-lo primeiro. Basicamente Famfrit é fraco ao elemento fogo e também é vulnerável a Oil. Como Oil naturalmente aumenta bastante o dano por fogo então você já sabe o que fazer: o combo Faith + Oil + Firaga fará um bom estrago. Armas com dano elemental de fogo também vem a calhar aqui.


Cuchulainn, the Impure

Referencia ao demônio Quecklain de Final Fantasy Tactics.

Uma criatura criada pelos deuses para absorver todas as impurezas dos seres humano. Porém a quantidade era imensa e ele se corrompeu, sendo abatido pelos deuses mais tarde. Seu opositor é Nabriales, the Majestic.

Elemento: Poison Signo: Escorpião
MP necessário para invocar: 2 barras
Gambits:
– Tempo de Invocação<10s e HP<100% – Blight
– Undead – Attack
– Self: HP < 100% (c/ inimigo em campo)- Malaise
– Foe: any – Attack
– Self: HP < 100% (sem inimigo em campo) Curaja

Golpe especial: Blight
– Usado quando restam 10 segundos de invocação e quando HP do Esper está 100%
– É uma magia não elemental com ataque 150

Como adquiri-lo: Você pode enfrentá-lo em Garamsythe Waterway após escapar de Leviathan e completar a hunt de White Mousse, onde você ganha a chave de controle do local. Então faça o seguinte:

– Com a chave e na Central Waterway Control, feche o No. 10 e a No. 3
– Entre na No. 3 Cloaca Spur a sudoeste e feche a No. 1 South Waterway;
– Retorne a Central Waterway Control e abra a No. 10 e a No. 3
– Feche a No. 4 e a No. 11
– Entre na No. 4 Cloaca Spur a Sudeste e feche a No. 1 North Waterway
– Retorne para a Central Waterway Control e abra a No. 11 e feche a No. 3
– Va para a No. 1 Cloaca e enfrente o Esper

Como vencê-lo: Level recomendado: 50. Nesta luta seu Hp será sugado a todo momento e Cuchullain ainda usará Sap para que ele seja sugado ainda mais. Voce vai querer ter Black Belts para evitar isso. Tenha Haste em todos da sua equipe e dois personagens que usem Curaja e Esunaga constantemente. É a unica maneira de manter toda sua equipe viva.

Comece (com o único personagem que não irá usar MP) a disparar pelo menos três Quickenings em Cuchullain para derrotar os 4 Foobar (ou deixa-los bem fracos) e fazer a luta ficar bem mais fácil – você pode usar outras estrategias mas em suma, mate os Foobar primeiro. Tenha cuidado quando Cuchullain usa Invert pois seus Curaja irão ferir-lhe invez de cura-lo. Tenha Gambits para se curar desse status antes de restaurar seu HP. Tenha Gambits também para usar Hastega quando estiver com Slow. Basicamente, como você deve estar com dois Healers, um deve ter gambits para usar Esunaga em primeira instancia, para curar Slowga em segunda instancia, em terceira instancia curar Invert e em quarta instancia usar Curaja. E o outro deve em primeira instancia curar Invert, depois curaja e então Arise.


Zalera, the Death Seraph

Referencia ao demônio Zalera de Final Fantasy Tactics.

Zalera era o juiz do mundo dos mortos e julgava as pessoas falecidas por seus pecados.

Ele se influenciou com a opinião das pessoas e se pôs a lutar contra os deuses. Uniu ao seu braço o corpo de uma feiticeira inocente visando usá-la como refém. Juntos foram derrotados e mandados ao inferno. Seu opositor é Emet-Selch, Angel of Truth.

Elemento: Death Signo: Gêmeos
MP necessário para invocar: 1 barra
Gambits:
– Foe: HP < 30% Condemnation
– Self: HP > 80% Kill
– Foe: any Shock
– Self: HP < 100% Holy

Golpe especial: Condemnation
– Usado quando inimigo está com menos de 30% do HP. É uma magia cujo dano é equivalente ao HP máximo de inimigo (dano pode chegar até 9999)

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Barheim Passage (Terminus No. 7) após receber Dawn Shard e Barheim Key (em sidequest). É necessário que você tenha completado as hunts “Marauder in the Mines” e “Dalmasca’s Desert Bloom”. Fale com Dantro na Outpost de Dalmasca Estersand e ele lhe pedirá para entregar uma flor a sua esposa que fica na vila mais ao nordeste do Deserto. Siga pelo deserto até chegar na vila, localize a esposa de Dantro (perto da entrada de uma casa), fale com ela e ela lhe dará um item. Fale então com Tchigri (o garoto), com a Elder (aceite o pedido dela ) e depois da cena com Ruksel. De volta a vila fale com a esposa de Dantro e cheque atrás da casa dela uma flor no chão, retire o Cactuar e faça ele o seguir até Tchigiri. Fale com o garoto e a primeira sidequest necessária já está feita.

Fale novamente com a mulher de Dantro e ela pedirá que você pegue um item que se encontra nas margens dos rios, para que possa curar um doente. É um item brilhante, procure bem nas duas margens (pegue o barco com Tchigiri para chegar a outra margem). Na margem oposta a da vila da mulher de Dantro, os itens não estão necessariamente nas margens das vilas mas também nas margens no deserto. Dando as “Semclam Shells” para a mulher de Dantro ela pedira outro item. Vá parta onde Dantro está em Outpost, fale com ele e pegue “Nebralaim” perto das caixas. Dê o item para a mulher de Dantro e então fale com ela mais uma vez, ela dirá que espera que o paciente se cure logo. Saia, faça algum outro evento no jogo para consumir tempo, volte, fale com ela e depois fale com o paciente que esta atrás da casa e ele lhe dará a Barheim Key – a qual você pode usar para entrar de novo nas minas por uma entrada no Dalmasca Estersand.

Vença-o: Level recomendado 50. Você tem um tempo limite para terminar esta luta e vai querer ter Nishijin Belts para se proteger do Sleepga além de possuir a magia Curaja. Enquanto Zalera invoca mortos-vivos você só poderá acertá-lo efetivamente com armas a longa distancia então derrote os mortos vivos o mais rápido possível (Curaja ira tirar bastante dano deles). Ter seu curandeiro usando Esunaga em um gambit com alta prioridade, como de costume é bom. Não se esqueça de usar Dispel em Zalera e então comece a atacá-lo efetivamente. Zalera é claramente um undead então usar um Reflectaga seguido de um Curaja em sua equipe (usando um mago com Faith) já é uma boa estratégia para lhe retirar bastante dano pois as três magias serão refletidas e acertarão Zalera. Use Reflect em Zalera para que você possa curar seus membros também.

 


Chaos, Walker of the Wheel

Referencia ao chefe final do primeiro Final Fantasy – que também foi homenageado com o Limit Break Lv.4 de Vincent em Final Fantasy VII.

Chaos se revoltou com os deuses por seu eterno destino de vida, morte e reencarnação. Foi punido por sua rebelia. Seu opositor é Mitron, the Chastiser.

Elemento: Wind Signo: Touro
MP necessário para invocar: 3 barras
Gambits:
– Tempo de Invocação < 10s – Tornado
– Self: HP < 30% – Tornado
– Foe: holy-weak – Holy
– Foe: dark-weak – Darkga
– Foe: fire-weak – Firaga
– Foe: thunder-weak – Thundaga
– Foe: ice-weak – Blizzaga
– Foe: absorbs wind – Scourge
– Foe: wind-weak – Aeroga
– Foe: highest HP – Whirlwind

Golpe especial: Tornado
– Usado quando restam 10 segundos de invocação ou quando HP do Esper está menor que 30%
– É uma magia de vento com dano calculado pelo HP máximo do inimigo (dano pode chegar até 9999)

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Necrohol of Nabudis após completar uma sidequest e derrotar outros dois chefes dessa dungeon. Primeiro de tudo derrote King Bomb em Salikawood então siga em frente por Nabreus até falar com Ma’kleou.

Após isso tenha certeza de ter completados as Hunts:”Warterway Haunting”, “Lost in the Pudding” e “White Flan”. Com isso você já pegou um dos itens necessários. Para pegar o segundo vá em Garamsythe Waterway deixe todos os portões com a luz apagada. Então ligue o 11, ligue o 4, desligue o 11, ligue o 3 e desligue o 4. Então procure no chão na mesma sala o item Dull Fragment.

Na casa de Old Dalan fale com o Nu Mou e entregue os dois medalhões, saia, fale com uma criança chamada Filo e na praça da fonte em Rabanastre fale com a “Curious Woman”. Vá falar com todos os vendedores de Malthu Baazar e na loja de magias em Rabanastre fale com o soldado imperial escolhendo a primeira opção duas vezes. Fale com Filo de novo e então volte a loja de magias. Você conseguiu mais um item, entregue-o ao Nu Mou na casa de Dalan.

Na loja de magias em Archades fale com Roh’Kenmu. Vá em Old Archades e fale com um homem chamado Otto em “Alley of Muted Sighs”, você terá agora todos os itens. Volte para Nabreus e fale com o Nu Mou, agora vá para a parte “The Slumbermead” e procure por um caminho secreto que leva a parte mais norte do mapa, que esta aparentemente isolada. Siga até o final e fale com os Nu-Mou, eles lhe entregarão três medalhões.

Entre em Necrohol of Nabudis por Salikawoods e use os medalhões para liberar as portas secretas onde você enfrentará dois chefes fáceis, o terceiro será Chaos.

Vença-o: Recomenda-se estar no level 55 ou 60. Nesta batalha você não poderá usar ataques físicos então seus magos irão trabalhar bastante. Tenha Rose Corsages ou você terá que se curar de Silence constantemente. Use Dispel e Chaos invocará quatro espadas, derrote-as primeiro usando suas magias mais poderosas: Scythe, Scourge e Aeroga aqui são bem uteis. Telekinesis também funciona bem e pode ser usada para tirar danos físicos.


Ultima, the High Seraph

Referência a Altima de Final Fantasy Tactics.

Ultima era o anjo responsável por guiar as almas ao paraíso, Era a mais pura e benigna de todos os Espers. Foi tomada pela ambição e organizou uma rebelião junto com os outros Espers contra os deuses. Foi vencida e então sua luz se extinguiu para sempre…

Elemento: Holy
Signo: Virgem
MP necessário para invocar:3 barras
Gambits:
– Summoner e summon: HP <30% -Eschaton
– Foe: absorbs holy – Flare
– Foe: holy-weak – Redemption
– Foe: any – Redemption

Golpe especial: Eschaton
– Usado quando HP de Esper e invocador estão críticos
– É uma magia sagrada com ataque 250

Adquira-a: Você pode enfrentá-la em Great Crystal de Giruvegan após adquirir Treaty-Blade. Para isso use o teleport XVII após passar por um portão de Virgo. Há um Save Point após você usar o teleport, use-o antes de enfrentar Ultima.

Vença-a: Recomenda-se estar no level 60 ou 65. Entre na batalha com varias White Mask ou Sages Ring para absorver dano por Holy. Use Dispel como de costume e então comece a atacar. Usar Darkga além de Dark Shot junto com uma boa arma e Bravery costuma ser muito útil. Tenha um gambit para se curar de Sap e tome cuidado quando Ultima perder muito Hp, ela começara a usar truques e estratagemas bem dificeis de superar. Ela aleatóriamente começara a mudar o campo de força da batalha infrinjindo status diversos como sugar MP, HP,desabilitar ataque, magias, etc. Então ja prepare de antemão um grupo focado em ataques fisicos e outro em magias além de um healer pronto para usar itens de cura invez de magias brancas. Cuidado ao se curar também, Ultima tem o péssimo costume de usar Reflectaga em seu grupo para refletir toda a cura para ela, então NÃO use Renew. Ela também ocasionalmente irá usar Reverse, então faça com que seu Healer vise curar primeiro o reverse antes de curar o grupo.


Zodiark, Keeper of Precepts

Foi a Summon mais poderosa de Final Fantasy Tactics. É referencia ao 13º signo do Zodíaco: Ophiucus, constelação descoberta pelos egípcios e também está no caminho do sol como as outras doze.

O Esper mais poderoso de todos, os deuses o criaram e o selaram por temer o seu poder. Foi o único a não participar da rebelião de Ultima. É dito que ele é o único capaz de substituir os deuses…

Elemento: Darkness
Signo: Serpentário (Ophiucus)
MP necessário para invocar: 3 barras

Golpe especial: Final Eclipse
– Usado quando invocador está com status Petrify
– É uma magia de escuridão que sempre causa dano 50000

Adquira-o: Você pode enfrentá-lo em Henne Mines após ter pego no mínimo 10 Espers e então falado com Geomancer em Jahara. Um caminho irá se abrir perto do Gate Crystal. O caminho é longo, lotado de inimigos difíceis e não há Save Points perto de Zodiark. Você irá querer estar em um level acima do 65, além de ter a Excalibur para conseguir abrir caminho.

Vença-o: Recomendado estar com o level 70 para enfrentá-lo e ter a Excalibur. Tenha Black Masks para todos os personagens. Seu maior problema será seu ataque Darkja que pode matar os membros do seu grupo instantaneamente (as vezes os três de uma vez). Zodiark ao contrario de todos os outros inimigos do jogo NÃO precisa carregar um ataque, então coloque a velocidade da batalha no máximo pelo menu das opções.

Procure sempre manter os seus seis personagens vivos, para ter um grupo de reserva caso o grupo principal morra instantaneamente. Use Dispel sempre que Zodiark usar magias de status positivos em si mesmo. Holy + Faith e Excalibur + Bravery são suas melhores apostas. Nem se dê ao luxo de usar a magia Berserk pois você vai querer poder controlar todos os seus personagens.