FINAL FANTASY XII

Final Fantasy XII Logo

Final Fantasy XII foi lançado originalmente para o Playstation 2 em 16 de março 2006, sendo o último jogo da série a aportar no segundo console da Sony. O lançamento ocidental veio em outubro do mesmo ano. Um ano depois o jogo sofreu uma grande reformulação e foi relançado no Japão sob o subtítulo International Zodiac Job System – como um dos títulos de aniversário de 20 anos da série Final Fantasy. Em 2017 essa versão que era exclusiva do Japão foi remasterizada e lançada para o Playstation 4 sob o título Final Fantasy XII: The Zodiac, apresentando novas mudanças no gameplay e upgrade nos gráficos. O jogo conta ainda com uma sequência chamada Final Fantasy XII: Revenant Wings – RPG estratégico lançado em 2007 para o portátil Nintendo DS.

Resumo da história

Final Fantasy XII se passa no mundo de Ivalice durante uma época em que “mágica era algo comum” e “aeronaves enchiam os céus”. Nesse período, o rico mineral magicite é usado na conjuração de feitiços e como combustível de aeronaves, uma das formas de transporte mais populares de Ivalice. A terra é divida em três continentes: Ordalia, Valendia e Kerwon. Ordalia forma a parte ocidental de Ivalice, com o Império Rozarriano estando localizado no meio de suas vastas planícies centrais, enquanto a parte leste é ocupada por um grande deserto.  Valendia está no oriente e é dominada por planaltos exuberantes e sedia o Império Archadiano. Kerwon por sua vez fica ao sul e possui climas muito mais frios. No meio da Península Galteana de Ordalia entre os dois impérios está o pequeno Reino de Dalmasca, uma das várias nações menores de Ivalice que foram subjugadas por Archadia em sua guerra contra Rozarria.

A trama começa abordando os impérios de Archadia e Rozarria que estão travando uma guerra sem fim. O pequeno Reino de Dalmasca é pego no conflito entre as duas outras nações e é anexada por Archadia.

A princesa Ashe cria um movimento de resistência e conhece Vaan, um jovem aventureiro que sonha em se tornar um pirata do ar no comando de sua própria aeronave. Eles rapidamente se juntam com outros aliados para enfrentar a tirania do Império Archadiano.

Equipe e Desenvolvimento

O desenvolvimento de Final Fantasy XII começou em dezembro de 2000 e inicialmente foi chefiado por Yasumi Matsuno, diretor de Final Fantasy Tactics, e também Hiroyuki Ito, diretor de Final Fantasy XI. Matsuno criou o conceito original do título e seu enredo, porém foi forçado a abrir mão de suas funções em 2005 no meio da produção devido problemas de saúde. Como consequência a equipe de desenvolvimento foi reestruturada: a nova dupla de direção passou a ser Ito e Hiroshi Minagawa, enquanto Akitoshi Kawazu da série SaGa assumiu os deveres de produtor executivo. Hironobu Sakaguchi, criador da franquia Final Fantasy, ficou decepcionado pela saída de Matsuno e recusou-se a jogar o jogo além de sua introdução.

Várias ideias e elementos para o jogo foram planejados nos estágios iniciais de desenvolvimento, porém eles acabaram cortados durante as fases finais por causa de certas restrições e limitações de hardware. Alguns desses incluíam a habilidade de um segundo jogador juntar-se à jogabilidade, permitindo um modo multijogador.

Este também foi o primeiro Final Fantasy em que Nobuo Uematsu não foi o compositor principal, com a trilha sonora ficando a cargo principalmente de  Hitoshi Sakimoto, com contribuições adicionais de Hayato Matsuo em seis faixas e Masaharu Iwata em duas.  Nobuo Uematsu porém, compôs a canção tema “Kiss Me Good-Bye”, interpretada por Angela Aki.

Seções

Ficha Técnica

Lançamento Plataformas Metacritic 
Japan 16 de Março, 2006
United States 31 de Outubro, 2006
Japan 9 de Agosto, 2007 (International Zodiac Job System)
Japan / United States 16 de Março, 2006 (The Zodiac Age)
Sony Playstation 2
Sony Playstation 4
Steam / PC

Trailers