FINAL FANTASY TYPE-0

Final Fantasy Type-0, originalmente desenvolvido e anunciado como Final Fantasy Agito XIII, é um RPG de ação na série Fabula Nova Crystallis. Foi anunciado para celulares, mas lançado para o PlayStation Portable em outubro de 2011 exclusivamente no Japão. Mais tarde, foi relançado mundialmente como Final Fantasy Type-0 HD para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows via Steam. Foi dirigido por Hajime Tabata, com Tetsuya Nomura fornecendo design de personagens, enquanto Takeharu Ishimoto compôs a trilha sonora.

O jogo acontece no mundo de Orience, que é dividido em quatro nações abençoadas com cristais. Os protagonistas principais são os membros da Classe Zero, uma classe de catorze cadetes Agito de Akademeia, a academia mágica do Domínio de Rubrum, uma das quatro nações de Orience. Os cadetes são encarregados de lutar contra o Império Militesi para finalmente vencer a guerra que tem sido travada desde tempos imemoráveis.

Final Fantasy Type-0 usa um combate rápido, baseado em ação, no qual as ações são mapeadas nos botões em vez de serem acessados ​​pelos menus. Cada um dos cadetes tem estilos de jogo únicos baseados em suas armas e em suas habilidades equipadas. Grande parte do combate envolve a determinação dos pontos fracos dos inimigos através do Killsight, permitindo que os jogadores façam um deathblow.

Um jogo móvel chamado Final Fantasy Agito foi lançado para sistemas iOS e Android em maio de 2014 no Japão, mas sua localização nunca se materializou e os servidores foram encerrados. Desse projeto surgiu um novo jogo chamado Final Fantasy Type-0 Online, que ainda está na sua fase de Beta no oriente.