FINAL FANTASY TACTICS

Final Fantasy Tactics é um RPG de estratégia da série Final Fantasy. Ele foi lançado para o PlayStation em junho de 1997, e desde então tem sido relançado como a atualização de Final Fantasy Tactics: War of the Lions para o PlayStation Portable, iOS e Android. Foi dirigido por Yasumi Matsuno e produzido por Hironobu Sakaguchi, com Akihiko Yoshida fornecendo os desenhos dos personagens e ambos, Masaharu Iwata e Hitoshi Sakimoto, fornecendo a trilha sonora. Foi o primeiro jogo de RPG de estratégia da série.

O jogo se passa em Ivalice, um reino unificado de sete territórios, que se vê no meio da Guerra dos Leões (War of the Lions) travada entre duas facções opostas que disputam o domínio do reino. A história se concentra em Ramza Beoulve, um membro da respeitada Casa Beoulve, que se vê preso em meio à guerra e mais tarde descobre a verdade por trás de uma trama sinistra por trás dele.

Final Fantasy Tactics é o primeiro jogo no cenário recorrente de Ivalice, que mais tarde foi o cenário da série principal de Final Fantasy XII. Ele também gerou spinoffs Final Fantasy Tactics Advance, Final Fantasy Tactics A2 e Final Fantasy Tactics S. Os jogos que acontecem em Ivalice foram posteriormente agrupados na sub-série Ivalice Alliance.