FINAL FANTASY II

Final Fantasy II foi lançado no Japão em 17 de dezembro de 1988 para o Famicom (conhecido como NES ou Nintendo 8-bits no ocidente) porém só foi lançado oficialmente em inglês em 2003 para o Playstation, dentro da compilação Final Fantasy Origins.

O time envolvido na produção foi basicamente o mesmo do primeiro jogo, que incluía nomes como:

  • Hironobu Sakaguchi: Diretor do jogo e criador da série Final Fantasy;
  • Kenji Terada: Escritor do enredo e diálogos do jogo;
  • Nobuo Uematsu: Compositor da trilha sonora do jogo;
  • Yoshitaka Amano: Designer de personagens e ilustrador;
  • Kazuko Shibuya: Designer de gráficos e arte-finalista;
  • Akitoshi Kawazu: Designer de sistemas e programador;
  • Koichi Ishii: Programador e designer de batalha.

O segundo jogo da série foi um grande avanço pois melhorou a caracterização dos personagens, dando falas exclusivas e personalidades para cada um deles além de um roteiro mais complexo com um sistema de diálogos intrigante, baseado em palavras-chave. Ao descobrir e utilizar estas palavras-chave em conversas com determinados npcs, novas opções de diálogo se abrem permitindo avançar na história ou mesmo descobrir alguns segredos.

Diferente do primeiro jogo, aqui os personagens já tinham nomes e personalidades próprias.

Ao longo dos anos, o jogo foi relançado algumas vezes. As versões mais notáveis foram a Dawn of Souls do Gameboy Advanced (2004) e a Anniversary Edition do Playstation Portable (2007), que trouxeram melhorias significativas em termos de conteúdo e gráficos em relação ao jogo original.

O lançamento ocidental do Final Fantasy II de NES foi cogitado e um cartucho protótipo traduzido para o inglês foi feito em 1991, no entanto, o projeto foi cancelado em prol do lançamento de Final Fantasy IV, que chegou no mesmo ano no Japão para o Super Famicon (Super Nintendo aqui no ocidente).  Assim sendo, Final Fantasy IV foi lançado no ocidente como Final Fantasy II – para o SNES. No fim, tanto Final Fantasy II como o Final Fantasy III de NES não foram lançados no ocidente.

Em 2021, a Square Enix lançou a coletânea Final Fantasy Pixel Remaster, que contém uma versão remasterizada do segundo jogo com sprites redesenhados por Kazuko Shibuya, a artista responsável pelos sprites do jogo original. Embora não tenha as melhorias das versões posteriores, é uma boa opção para jogadores que desejam uma experiência mais próxima do Final Fantasy II original.

Final Fantasy II se firmou com uma história bem mais trabalhada, personagens marcantes e também por ter sido o primeiro a implantar elementos que depois nós veríamos em todos os Final Fantasy posteriores, como os Chocobos e um personagem de nome Cid.

FINAL FANTASY II foi o primeiro a trazer um personagem chamado CID, que virou um traço recorrente na série. No centro da imagem o Cid “original”, rodeado por versões do personagem de outros jogos.

FINAL FANTASY II também inovou pelo fato de não utilizar sistema de level tradicional. O jogo introduziu um novo sistema de progressão de personagens, onde as habilidades são melhoradas através do uso constante, e não apenas através do ganho de experiência em batalhas. O jogo foi bem recebido pela crítica na época de seu lançamento, mas algumas de suas mecânicas foram consideradas controversas e pouco intuitivas. Um sistema semelhante a esse foi adotado na série de RPG chamada SaGa, também da Squaresoft e que tem como diretor Akitoshi Kawazu, que foi o designer do sistema de evolução em Final Fantasy II.

Ficha Técnica

LançamentoPlataformasMetacritic 
Japan 17 de Dezembro, 1988
United States 08 de Abril, 2003
Nintendo NES;
WonderSwan Color;
Sony Playstation;

Gameboy Advanced;
Playstation Portable;
Android e iOS

PC / Steam

Resumo da História

“Em um mundo além do horizonte,
o último pedaço de paz estava para terminar
O império de Palamecia começou a consquistar o mundo,

invocando demonios.
Quatro jovens de Fynn perderam suas famílias…
E tentam escapar da perseguição dos inimigos…”

A história de Final Fantasy II começa quando quatro jovens, Firion, Maria, Guy e Leon, são atacados por soldados do Império Palameciano em sua cidade natal. Durante o ataque, Leon é separado dos outros três e dado como morto. Firion, Maria e Guy são resgatados por forças pertencentes à Rebelião Wild Rose liderada pela Princesa Hilda e são levados até Altair para se recuperar. Apesar de pedirem para se juntar à resistência, Hilda recusa devido à inexperiência e pouca idade deles.

Apesar disso, Firion, Guy e Maria retornam a Fynn e encontram o Príncipe Scott em seu leito de morte. Ele fala ao grupo sobre a traição do Conde Borghen e pede que eles encorajem seu irmão Gordon, que tem medo de se juntar aos rebeldes. Scott pede que não falem a Hilda sobre seus sentimentos por ela e pouco antes de morrer entrega-lhes um anel para levarem de volta. Trazer de volta o anel de Scott convence Hilda de que o grupo de Firion é forte o suficiente para juntar-se à luta e assim os jovens heróis começam a sua jornada contra o Império.

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