FINAL FANTASY II

Final Fantasy II foi lançado no Japão em 17 de dezembro de 1988 para o Famicom (conhecido como NES ou Nintendo 8-bits no ocidente), sendo lançado oficialmente em inglês somente em 2003 para o Playstation, dentro da compilação Final Fantasy Origins. O jogo também possui versões para Playstation PortableGameBoy Advanced e WonderSwan Color sob o nome de Final Fantasy I & II: Dawn of Souls e suas versões mais recentes são as lançadas para iOS e Android.

O segundo jogo da série melhora a caracterização dos personagens, dando falas exclusivas e personalidades para cada um deles além de um roteiro um pouco mais complexo. A ideia de lançar Final Fantasy II nos EUA em 1991 foi cogitada e um cartucho protótipo traduzido para o inglês foi feito, no entanto, o projeto foi cancelado em prol do lançamento de Final Fantasy IV, que foi lançado no mesmo ano no Japão para o Super Famicon (Super Nintendo aqui no ocidente).  Assim sendo, Final Fantasy IV foi lançado nos Estados Unidos como Final Fantasy II, para o SNES. Devido a este fato, tanto Final Fantasy II como o III originais de NES nunca foram lançados no ocidente.

Final Fantasy II se firmou com uma história bem mais trabalhada, personagens marcantes e também por ter sido o primeiro a implantar elementos que depois nós veríamos em todos os Final Fantasy posteriores, como os Chocobos e um personagem de nome Cid. Ele também inovou pelo fato de não utilizar sistema de level. Os personagens evoluíam através de um sistema diferente, onde quanto mais você usava uma habilidade, melhor você ficaria nela. Um sistema semelhante a esse foi adotado na série de RPG chamada SaGa, também da Squaresoft e que teve o mesmo diretor de Final Fantasy II: Akitoshi Kawazu.

Resumo da História

“Em um mundo além do horizonte,
o último pedaço de paz estava para terminar
O império de Palamecia começou a consquistar o mundo,

invocando demonios.
Quatro jovens de Fynn perderam suas famílias…
E tentam escapar da perseguição dos inimigos…”

A história começa quando o Imperador Mateus de Palamecia invoca monstros do Inferno em sua missão de dominar o mundo. Firion, Maria, Guy e Leon ficam órfãos quando o Império ataca Fynn e são derrotados por soldados imperiais enquanto fogem. Firion, Maria e Guy são resgatados por forças pertencentes à Rebelião Wild Rose liderada pela Princesa Hilda e são levados até Altair para se recuperar, porém Leon está desaparecido. Apesar de pedirem para se juntar à resistência, Hilda recusa devido à inexperiência e pouca idade deles.

Apesar disso, Firion, Guy e Maria retornam a Fynn e encontram o Príncipe Scott em seu leito de morte. Ele fala ao grupo sobre a traição do Conde Borghen e pede que eles encorajem seu irmão Gordon, que tem medo de se juntar aos rebeldes. Scott pede que não falem a Hilda sobre seus sentimentos por ela e pouco antes de morrer entrega-lhes um anel para levarem de volta. Trazer de volta o anel de Scott convence Hilda de que o grupo de Firion é forte o suficiente para juntar-se à luta e assim os jovens heróis começam a sua jornada contra o Império.

Ficha Técnica

Lançamento Plataformas Metacritic 
Japan 17 de Dezembro, 1988
United States 08 de Abril, 2003
Nintendo NES;
WonderSwan;
Sony Playstation;

Gameboy Advanced;
Playstation Portable;
Android e iOS

Trailers